Estudante defende dissertação de mestrado em Economia Aplicada, intitulada “Conduta Bancária nos Segmentos de Empréstimos e Depósitos no Brasil”

O estudante Marcelo Henrique Shinkoda Santos defendeu sua dissertação de mestrado em Economia Aplicada, intitulada “Conduta Bancária nos Segmentos de Empréstimos e Depósitos no Brasil”, no dia 20/02/2018. A banca foi composta pelos seguintes membros: Alexandre Bragança Coelho (UFV), Rosangela Aparecida Soares Fernandes (UFOP) e Marcelo José Braga (Orientador – UFV). A dissertação analisou a conduta dos bancos nos segmentos de Depósitos de Poupança, Depósitos a Prazo, Empréstimos e Títulos Descontados além de todos os serviços prestados pelas instituições financeiras em conjunto entre os anos de 2009 e 2016. Especificamente buscou: (i) analisar se a conduta das instituições financeiras é diferente em cada um dos segmentos propostos; (ii) analisar se a conduta de algum segmento é representativa da conduta geral das instituições financeiras e; (iii) encontrar a elasticidade-preço da demanda dos Empréstimos e Títulos Descontados para o município de Belo Horizonte-MG. Apesar do terceiro objetivo estar direcionado ao município de Belo Horizonte, há a possibilidade de informação, mediante consulta aos autores, das elasticidades-preço da demanda das instituições financeiras presentes em 3.449 municípios.
Os principais resultados sugerem que as instituições financeiras atuam, na média, de forma concorrencial no segmento de Depósitos de Poupança e são cartelizadas nos segmentos de Depósitos a Prazo. Com relação aos Empréstimos e Títulos Descontados, os resultados apresentaram uma distribuição assimétrica à direita, onde os bancos com menores parcelas de mercado orbitam a mediana enquanto que uma pequena quantidade de instituições financeiras pratica o aprisionamento da intermediação financeira e preferem financiar o governo a direcionar os saldos disponíveis ao mercado privado. No geral, a conduta das instituições financeiras ocorre mediante uma competição monopolística.
Além de contribuir para compreensão da dinâmica do mercado bancário de forma segmentada e de forma geral, a pesquisa também contribui para a literatura com a mensuração do total de meios de pagamento a nível municipal (M4 – municipal, microrregional, estadual), o que, neste caso, permite acompanhar a evolução dos saldos segmentados das instituições financeiras ponderada pelos meios de pagamentos disponíveis dentro de cada município, ou outra região de interesse do pesquisador.