Estudante do PPGEA defende tese intitulada: “Impacto Econômico das Mudanças Climáticas na Agricultura do Paraguai”

O estudante Angel Manuel Benitez Rodriguez defendeu sua dissertação de mestrado em Economia Aplicada intitulada “IMPACTO ECONÔMICO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AGRICULTURA DO PARAGUAI”, no dia 25/02/2019. A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Ian Michael Trotter (Orientador), Erly Teixeira (UFV), Angelo Costa Gurgel(FGV-SP) e Marcos Nazareth (Externo). O estudo teve como objetivo determinar os efeitos econômicos das mudanças climáticas na agricultura paraguaia, estudando variáveis como produção, PIB, bem-estar e exportações. Para atingir os objetivos foi utilizado Modelo de Equilíbrio Geral Computável-EGC, especificamento o Modelo de GTAPinGAMS. Os principais resultados mostram que o Paraguai sofre impactos climáticos nas culturas agropecuárias que são menos severos que para em relação a outros países do mundo considerados na pesquisa, ganhando alguma vantagem comparativa, mas nota-se que isso leva a uma especialização da economia em alguns poucos produtos (soja e trigo principalmente).

Da esquerda para direita: Marcos Nazareth; Erly Teixeira; Angel Manuel Benitez Rodriguez; Ian Michael Trotter (orientador). Ao fundo: Angelo Costa Gurgel (coorientador).