Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “A regressividade dos tributos incidentes sobre a gasolina no Brasil”.

O estudante Bruno Yure Hipólito defendeu sua dissertação intitulada “A regressividade dos tributos incidentes sobre a gasolina no Brasil”, no dia 04 de março de 2020, no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada no Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) orientado pelo Professor Leonardo Chaves Borges Cardoso (DER/UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Luciano Dias de Carvalho (DEE/UFV) e Guilherme Fonseca Travassos (DER/UFV)

A dissertação trata dos impactos distributivos sobre a renda dos tributos que incidem sobre a gasolina no Brasil. Em outras palavras, o estudo busca analisar se a carga tributária incidente sobre a gasolina é regressiva, progressiva ou proporcional, sendo que ela é regressiva se onera mais os mais pobres, progressiva se onera mais os mais ricos, e proporcional se onera a população de forma igual. Os resultados do estudo mostraram que os tributos da gasolina são regressivos no Brasil, apesar de serem progressivos em alguns estados. Dessa maneira, aumentos na carga tributária desse bem oneram mais a população mais pobre e vão no sentido de aumentar a desigualdade de renda no país. Além disso, foi visto que, de forma geral, em estados mais ricos esses tributos são mais regressivos, o que se deve ao fato de que nesses estados há um maior consumo de gasolina por parte da parcela mais pobre da sociedade.

O estudo contribui para o debate acerca da carga tributária da gasolina, que representa cerca de 43% do seu preço final, e serve para mostrar que aumentos na tributação desse bem acabam por aumentar a desigualdade de renda no país, que já é acentuada para os níveis da América Latina.

Da esquerda para direita: Luciano Dias de Carvalho, Bruno Yure Hipólito, Leonardo Chaves Borges Cardoso, Guilherme Fonseca Travassos.