Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Emergência Energética: impactos econômicos do aumento do consumo de energia pelo setor de energia”.

A dissertação intitulada “Emergência Energética: impactos econômicos do aumento do consumo de energia pelo setor de energia” de autoria do discente Iago Gomes Gonçalves, orientado pelo professor Ian Michael Trotter, foi defendida no dia 02 de março de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Ian Michael Trotter (Presidente), Dênis Antônio da Cunha (DER/UFV) e Cícero Zanetti de Lima (FGV). O estudo teve como principal objetivo analisar os efeitos econômicos do aumento do consumo de energia pelo setor energético nos países selecionados e globalmente, entre 1995 e 2018. Especificamente, calculou-se o indicador “Energy Return on Investment” (EROI) a partir de uma matriz insumo-produto, para incluir os insumos diretos e indiretos usados pelo setor energético na produção de energia. Também se verificou o comportamento da série de tempo do EROI global e foi feita a previsão do EROI global até 2049. Por fim, foram avaliados os impactos do EROI global estimado para 2049 sobre a produção total, considerando as observações disponíveis até 2018. Os principais resultados apontam que a maioria dos países e o EROI global apresentaram valores de EROI baixos com quedas graduais ao longo dos anos. Ao avaliar a produção total, identificou-se um aumento de 3,43% na produção total entre 2018 e 2049, indicando que é necessário aumentar a produção total da economia em cerca de 3,43% para satisfazer a demanda energética. Especificamente para o setor energético, observou-se um aumento de 24,84% na produção total entre 2018 e 2049, o que significa que é necessário que a produção do setor de energia aumente em 24,84% para satisfazer a demanda interna do setor de energia e garantir o mesmo nível de produção da economia como um todo.