Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Trabalho Infantil no Brasil: Legado entre gerações e suas consequências sobre a pobreza”.

A dissertação intitulada “Trabalho Infantil no Brasil: Legado entre gerações e suas consequências sobre a pobreza”, de autoria da discente Isabela Almeida dos Santos, orientada pela professora Lorena Vieira Costa Lelis, foi defendida no dia 17 de janeiro de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Lorena Vieira Costa Lelis (Presidente – UFV), Viviani Silva Lirio (UFV) e Ana Cecilia de Almeida (UFV).

A pesquisa teve como objetivo o analisar os fatores que se associam à entrada precoce de crianças e adolescentes no mercado de trabalho no Brasil em 2015, com ênfase, no efeito do status de trabalhador infantil dos pais sobre este fenômeno, observando se as chances de trabalho infantil se alteram quando apenas a mãe, apenas o pai ou ambos trabalharam quando crianças. Ademais, buscou-se, ainda, verificar se a condição passada de trabalhador infantil afeta a condição socioeconômica presente dos domicílios em 2015. As evidências empíricas foram obtidas dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, estimadas por meio do Modelo de Probabilidade Linear.

Os resultados indicam que o fato de os pais terem exercido trabalho infantil durante a infância aumenta a probabilidade de que seus filhos também exerçam, ou seja, revelam a possibilidade de transmissão de status sociais entre gerações. Além disso, ao se comparar a influência da oferta de trabalho infantil da mãe e a do pai sobre esse fenômeno, verifica-se que a condição do pai é mais influente, variando em magnitude dependendo do gênero das crianças ou adolescente. No que se refere ao efeito da condição passada de trabalhadora infantil da mãe, do pai e de ambos sobre a condição de pobreza do domicilio, observa-se que o status de trabalhador infantil afeta positivamente a possibilidade dos domicílios se encontrarem abaixo da linha da pobreza, o que pode estar diretamente associado às perdas sociais e educacionais ao longo do tempo, que acabam por influenciar as condições futuras.

Na imagem abaixo, um registro da defesa da dissertação, que ocorreu via plataforma Google Meet.