Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissetação intitulada “Criminalidade e o fechamento de empresas: o caso do Estado do Rio de Janeiro de 2010 a 2018”.

A dissertação intitulada “Criminalidade e o fechamento de empresas: o caso do Estado do Rio de Janeiro de 2010 a 2018”, de autoria do discente Pedro Corrêa Ventura, orientado pela professora Graziella Magalhães Candido de Castro, foi defendida no dia 28 de junho de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV. O estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre os crimes contra o patrimônio das empresas e das pessoas e a probabilidade de as empresas fecharem.  Buscou-se ainda verificar se o histórico desses crimes tem efeito sobre o fechamento de empresas dos anos correntes. As evidências empíricas são obtidas por meio dos dados da Receita Federal e do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Entre os resultados mais importantes, destaca-se que os roubos contra o patrimônio das empresas dos anos correntes, o histórico dos crimes contra o patrimônio das empresas e das pessoas  tem efeito positivo e significativo sobre a probabilidade de as empresas fechadas.

Da esquerda para a direita: Graziella Magalhães Candido de Castro, Pedro Corrêa Ventura e Evandro Camargo Teixeira.