Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Assessing the feasibility of a weather index insurance for the semi-arid region of Brazil”.

O estudante Mateus Pereira Lavorato defendeu a tese intitulada “Assessing the feasibility of a weather index insurance for the semi-arid region of Brazil”, no dia 25 de setembro de 2020, no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada no Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) orientado pelo Professor Marcelo José Braga (DER/UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: José Gustavo Féres (IPEA), José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho (IPEA), Felipe de Figueiredo Silva (Clemson University) e Fabio Lanhoso de Mattos (University of Nebraska).

A tese foi estruturada em três capítulos independentes, porém complementares, com o objetivo de avaliar a viabilidade de um seguro paramétrico de índice climático para os produtores de feijão e milho do semiárido brasileiro. No primeiro capítulo, analisou-se as variações espaço-temporais da aridez da região semiárida do Brasil entre 2000 e 2019. Para tanto, utilizou-se o teste de Mann-Kendall e o estimador de Theil-Sen para investigar o comportamento do índice de aridez. Os resultados apontaram que o clima da região varia consideravelmente durante o ano, além de confirmarem a existência de uma tendência de aridificação no território estudado.

Já no segundo capítulo, investigou-se a resposta da produtividade agrícola local ao grau de aridez no semiárido brasileiro, considerando o período entre 2003 e 2018. Tendo por foco a produção de feijão e milho, aplicou-se um modelo de Regressão Ponderada Geograficamente (RPG) com dados em painel, levando em consideração a possível heterogeneidade espacial da relação entre aridez e produtividade. Em geral, encontrou-se evidências robustas de que a produtividade agrícola responde negativamente a aumentos do grau de aridez. Ademais, identificou-se que a magnitude dos coeficientes locais estimados varia de modo expressivo entre os municípios investigados.

Por fim, no terceiro capítulo, um seguro paramétrico de índice de aridez voltado para produtores de feijão e milho da região semiárida do Brasil foi desenhado, precificado e avaliado quanto à sua efetividade em diminuir a exposição ao risco por meio da estimação da semivariância, do equivalente de certeza e do prêmio de risco. A apólice seguiu uma escala de pagamento proporcional, sendo precificada via burning cost. A taxa de prêmio calculada para o feijão foi comparativamente menor do que aquela computada para o milho. Em geral, o seguro proposto se mostrou uma alternativa viável para a gestão do risco de produção de ambas as culturas no semiárido brasileiro.”

Em cima – esquerda para direita: Mateus Pereira Lavorato; Marcelo José Braga e Felipe de Figueiredo Silva. Embaixo – esquerda para direita: José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, José Gustavo Féres e Fabio Lanhoso de Mattos.