Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Diversificação Agropecuária e Mudança Climática no Brasil”.

A tese intitulada “Diversificação Agropecuária e Mudança Climática no Brasil”, de autoria da discente Elena Beatriz Piedra Bonilla, orientada pelo professor Dênis Antônio da Cunha e co-orientada pelo professor Marcelo José Braga, foi defendida no dia 13 de outubro de 2020 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Gabrielle Ferreira Pires (Departamento de Engenharia Agrícola/UFV), Ângelo Costa Gurgel (Massachusetts Institute of Technology), Thiago Costa Soares (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Marcelo José Braga (DER/UFV).

A pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de diversificação agropecuária, compreendendo seus determinantes e seu papel como medida adaptativa às mudanças climáticas no Brasil. O estudo apresenta dois capítulos. No primeiro capítulo, a autora apresentou o arcabouço teórico e empírico da diversificação agropecuária no Brasil, utilizando abordagens socioeconômica e agronômica. Além disso, foram discutidas as possíveis formas de diversificação agropecuária, ressaltando sua importância ambiental e econômica. Para isso, analisou-se a evolução da produção agropecuária municipal a partir de dois índices: Shannon e Simpson, no período 1987-2017. Os resultados revelaram tendência à especialização de culturas, especialmente na região Centro-Oeste. No entanto, a produção agropecuária municipal foi classificada na categoria “diversificada” nesse período. Os grandes produtores tiveram relação negativa com a diversificação agropecuária, contrária aos pequenos estabelecimentos da região Sul e Centro-Oeste. No segundo capítulo, utilizando modelos em painel de efeitos fixos, identificou-se os impactos de clima extremo sobre a diversificação agropecuária; em seguida, compreendeu-se o efeito das mudanças climáticas na diversificação da produção agropecuária de acordo com cenários futuros propostos pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Os resultados indicaram que as “médias sazonais de temperatura e precipitação”, os “dias secos consecutivos”, os “dias secos” e os “dias quentes” afetaram positivamente a diversificação; as variáveis relativas a “geadas” e “inundações” não apresentaram efeitos estatisticamente significativos. As simulações mostraram que os municípios tenderiam a diversificar conforme o cenário climático se torna mais severo. Esses resultados podem ajudar a promover políticas públicas que fomentem práticas de diversificação como redução de riscos climáticos na produção agrícola brasileira.

Na fotografia foi registrado um momento da defesa da tese, que ocorreu via plataforma Google Meet.

Em cima – esquerda para direita: Dênis Antônio da Cunha; Elena Beatriz Piedra Bonilla e Gabrielle Ferreira Pires. Embaixo – esquerda para direita: Thiago Costa Soares; Ângelo Costa Gurgel e Marcelo José Braga.