Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Essays on Cartels Stability under Antitrust Policies”.

A tese intitulada “Essays on Cartels Stability under Antitrust Policies” de autoria do discente Williams Ubaldo Huamani Quispe, orientado pelo professor Marcelo José Braga, foi defendida no dia 28 de março de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Marcelo José Braga (Presidente – UFV), Paulo Furquim de Azevedo (INSPER),  Leonardo Chaves Borges Cardoso (UFV), Ricardo Bruno Nascimento dos Santos (UFPA) e Lucas Campio Pinha (UFRRJ).

A tese está composta por três ensaios sobre a estabilidade dos cartéis diante das políticas antitruste. O primeiro ensaio visa criar uma nova abordagem para analisar políticas antitruste ótimas para combater cartéis em um contexto mais geral. Usando a teoria dos jogos repetidos, construímos um cenário onde um cartel — qualquer estratégia de conluio pode ser considerada — opera sob uma economia com políticas antitruste. Mostra-se que as políticas antitruste — antitrust enforcement sem programa de leniência, programa de leniência ex-ante, e programa de leniência ex-post — afetam negativamente a estabilidade dos cartéis. No entanto, não há parâmetros ótimos de antitrust enforcement sem um programa de leniência para desestabilizar os cartéis. Por outro lado, verificamos que a imunidade total da multa ao denunciante membro do cartel é mais eficaz do que a imunidade parcial na desestabilização de cartéis. O segundo ensaio visa responder à pergunta: o antitrust enforcement é mais eficaz contra cartéis quando os produtos são horizontalmente mais homogêneos ou diferenciados? Com base no modelo de duopólio horizontalmente diferenciado de Cournot (Bertrand), concluímos que o antitrust enforcement é mais eficaz desestabilizando cartéis quando os produtos são altamente diferenciados. No entanto, deve-se notar que o antitrust enforcement afeta negativamente a estabilidade do cartel — independentemente do grau de diferenciação. O terceiro ensaio visa responder:  o antitrust enforcement é mais eficaz contra cartéis quando os produtos são verticalmente mais homogêneos ou diferenciados? Com base no modelo de duopólio verticalmente diferenciado de Bertrand, mostra-se que o antitrust enforcement afeta de maneira uniforme e negativa a estabilidade do cartel, para cada grau de diferenciação da qualidade do produto — o antitrust enforcement não afeta fortemente a estabilidade de um cartel que possui um grau específico de diferenciação de qualidade do produto.