Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “O Comércio Internacional e sua Influência na Saúde do Trabalhador e no Aprendizado de Países Vizinhos”.

A estudante Alícia Cechin defendeu sua tese intitulada “O Comércio Internacional e sua Influência na Saúde do Trabalhador e no Aprendizado de Países Vizinhos”, no dia 16 de setembro de 2020, no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada no Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) orientada pela Professora Fernanda Aparecida Silva (DER/UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: André Filipe Zago de Azevedo (UNISINOS), Fernanda Maria Almeida (PPGA/UFV), Leonardo Bornacki de Mattos (DER/UFV) e Leonardo Chaves Borges Cardoso (DER/UFV).

A tese estuda dois temas relacionados ao comércio internacional. No primeiro ensaio, analisa-se a relação entre acidentes e doenças do trabalho ocorridos no Brasil e o aumento da concorrência de importação da China, no período de 2000 a 2016. Emprega-se a estratégia empírica que relaciona mudança nos resultados do mercado de trabalho dada a exposição à concorrência de importações chinesas e analisa-se à questão de como os choques comerciais, ou seja, o aumento da concorrência de importações pode afetar os acidentes e doenças do trabalho. Utiliza-se dados em nível de estado e setor, com o intuito de captar os diferentes efeitos sentidos nos estados mais afetados e menos afetados pela concorrência de importação, dado sua composição da pauta importadora. Os resultados obtidos corroboram com a literatura existente, demonstrando que o aumento da concorrência de importações chinesas aumentou os acidentes e doenças do trabalho no Brasil no período de 2000 a 2016. Além disso, verificou-se que a magnitude do efeito é maior no curto e médio prazo. Ademais, foram considerados diferentes quartis de trabalhadores, com a intenção de verificar se o efeito é maior em setores com menor número de empregados, e observa-se que o efeito é maior onde se encontram os setores que possuem o menor número de trabalhadores. Foram considerados nessa análise também, os setores comercializáveis (que competem diretamente com os produtos chineses) e os setores não comercializáveis, quando considera-se os setores comercializáveis, o efeito encontrado é positivo e significativo. No entanto, em relação aos setores não comercializáveis, observa-se que os mesmos não possuem significância estatística, o que já era de se esperar, dado que esses setores não competem diretamente com produtos advindos da China.

Já o segundo ensaio aborda como o aprendizado de países vizinhos sobre exportação afeta a decisão de entrada de novos exportadores no mercado. A principal contribuição é explorar a aprendizagem não apenas da exportação para diferentes países, mas a exportação de diferentes produtos para diferentes países, considerando todos os destinos de exportação de países selecionados da América do Sul, no período de 2000 a 2018. Utilizou-se um Modelo de Probabilidade Linear e um conjunto de efeitos fixos, com o intuito de controlar determinantes não observados sobre a dinâmica de exportação. Os resultados obtidos demonstram que a probabilidade de um país entrar em um mercado estrangeiro e sobreviver neste mercado aumenta dado um sinal positivo emitido pelos países vizinhos sobre esse mercado. E a probabilidade de um país entrar em um mercado estrangeiro diminui dado um sinal mais disperso emitido pelos vizinhos, ou seja, se a heterogeneidade das exportações dos vizinhos for grande, o país que pretende entrar no mercado entenderá o sinal como disperso e com isso, diminui a probabilidade da sua entrada no mercado. Os resultados destacam uma fonte de aprendizado importante no mercado de exportação, a informação disponível dos vizinhos, em que pode ser utilizada com o desígnio de diminuir a incerteza e a assimetria de informações em relação ao mercado externo.

Juntos, os dois ensaios contribuem para uma melhor compreensão sobre o comércio internacional, sua importância bem como os desafios encontrados. Sendo questões importantes para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país. Destaca-se a importância de políticas internas bem como externas consolidadas no que tange ao comércio internacional. Acredita-se que os achados desse estudo são informativos para os formuladores de políticas públicas e pesquisadores preocupados com a estrutura e os determinantes dos padrões de exportação e importação de um país.

Alícia Cechin, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa.