Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Poder de Mercado na Revenda de Gasolina Comum no Brasil”.

A tese intitulada “Poder de Mercado na Revenda de Gasolina Comum no Brasil”, de autoria da discente Roberta Rodrigues Salvini, orientada pelo professor Leonardo Bornacki de Mattos e coorientada pelo professor Leonardo Chaves Borges Cardoso, foi defendida no dia 20 de abril de 2021 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Cinthia Cabral da Costa (Embrapa), Graciela Aparecida Profeta (Universidade Federal Fluminense), Niágara Rodrigues da Silva (Universidade Federal Fluminense) e Leonardo Chaves Borges Cardoso (DER/UFV).

A pesquisa teve como objetivo principal investigar o exercício do poder de mercado local pelos proprietários dos postos no Brasil, através de repasses assimétricos nos preços de atacado para os preços de varejo. Painéis de preços para a gasolina comum, para as semanas entre janeiro de 2010 e agosto de 2019 foram utilizados na condução da análise empírica, que compreendeu a estimação de Modelos de Correção de Erros Assimétricos. Tanto para a dimensão município, como para a dimensão postos de combustíveis, a assimetria positiva se confirma: acréscimos nos preços de distribuição são transferidos com maior intensidade para os preços ao consumidor final, frente a decréscimos a montante.

Com relação a características de mercado local, tem-se a assimetria presente em municípios de menor densidade populacional e menor renda. A diferenciação de produto parece não afetar a assimetria: postos bandeira branca e postos Petrobrás, Ipiranga, Raízen e Alesat apresentam o mesmo nível de assimetria do decorrer de quatro semanas. Este pode ser um indicativo de colusão tácita envolvendo os principais players do mercado. Mas a diferenciação espacial importa: postos com menos de dois rivais em um raio de 1,5 Km apresentam assimetria superior aos postos com maior número de vizinhos. Estes resultados apontam para a necessidade de políticas públicas que garantam a concorrência no setor.

Na imagem abaixo, o registro de um momento da defesa da tese, que ocorreu via plataforma Google Meet.

Em cima – esquerda para direita: Roberta Rodrigues Salvini; Niágara Rodrigues da Silva e Cinthia Cabral da Costa.
Embaixo – esquerda para direita: Leonardo Bornacki de Mattos; Leonardo Chaves Borges Cardoso e Graciela Aparecida Profeta.