Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada analisa os efeitos do investimento direto estrangeiro sobre o crescimento econômico do Brasil

A tese intitulada “Três Ensaios Sobre Investimento Direto Estrangeiro no Brasil”, de autoria do discente Geraldo Moreira Bittencourt e orientada pelo professor Leonardo Bornacki de Mattos, foi defendida no dia 07 de dezembro de 2016 no programa de pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. O estudo, apresentado em três ensaios, buscou avaliar como a qualidade do ambiente institucional e sua heterogeneidade tem afetado a entrada de investimento direto estrangeiro (IDE) no mercado brasileiro. No primeiro ensaio, os resultados obtidos evidenciaram que o volume entrante de IDE no Brasil é positivamente afetado pela qualidade do ambiente institucional político-social e econômico-financeiro entre os países de origem e o Brasil. Além disso, a disparidade institucional econômico-financeira mostrou-se negativamente relacionada com o ingresso do capital externo. Já os resultados obtidos no segundo ensaio sugerem que o tamanho e o grau de autonomia da firma subsidiária estrangeira, o setor de atuação desta firma, o nível de atividade econômica do setor de destino, o risco do país hospedeiro (Brasil) e, ainda, as distâncias culturais e institucionais entre os países de origem do IDE e o Brasil mostraram-se estatisticamente significativas para explicar a escolha da forma de estabelecimento deste investimento externo no mercado nacional. O terceiro ensaio teve como objetivo averiguar de que forma os ingressos de IDE, associados às condições iniciais (locais) que compõem a capacidade de absorção pela economia brasileira, impactaram o crescimento econômico do país. Os resultados obtidos sugerem as condições para que o ingresso de IDE alcance um efeito positivo sobre o crescimento do PIB brasileiro: níveis adequados das condições locais de infraestrutura, qualidade do ambiente institucional e desenvolvimento do capital humano.

Fonte: Geraldo Moreira Bittencourt

Tese_Geraldo Bittencourt
Da esquerda para a direita: Fabrício de Assis C. Vieira (DEE/UFV), Geraldo Moreira Bittencourt (doutorando), Leonardo B. de Mattos (DER/UFV) e Antônio C. Campos (DER/UFV)