Tese discute energia no contexto das mudanças climáticas.

A tese “Essays on Energy and Climate Change” (Ensaios sobre Energia e Mudanças Climáticas), escrito pelo estudante Ian Michael Trotter e orientado pelo professor José Gustavo Féres, foi defendida dia 3 de agosto Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Além do orientador do estudante, a banca examinadora foi composta por Lavinia Hollanda (FGV Energia), Amaro Olímpio Pereira Júnior (COPPE, UFRJ), Delly Oliveira Filho (DEA/ UFV) e Viviani Silva Lírio (DER/UFV).

A tese está dividida em três artigos que analisam vários aspectos da economia energética e das mudanças climáticas. O primeiro se trata a otimização do uso de gás natural liquefeito (GNL), que está se tornando um importante combustível importante para a combate de mudanças climáticas no curto e médio prazo. O segundo capítulo propõe um método para a construção de cenários de demanda de energia elétrica com variações climáticas quando o clima não pode ser considerado estacionário, e apresenta cenários de demanda de energia elétrica para o Brasil, entre 2016 e 2100. O último artigo analisa um dos principais mecanismos de mitigação de mudanças climáticas proposto pelo Protocolo de Quioto: o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL). Assim, a tese contribui para o entendimento dos efeitos de mudanças climáticas e de possíveis medidas de mitigação.

Tese_Ian Michael Trotter
Da esquerda para direita: Amaro Olímpio Pereira Júnior (COPPE, UFRJ), José Gustavo Féres (IPEA), Ian Michael Trotter, Lavinia Hollanda (FGV Energia) e Delly Oliveira Filho (DEA/ UFV).

Fonte: Ian Michael Trotter