Tese do Programa de Economia Aplicada discute choques de políticas monetária e fiscal em modelos de ciclos reais de negócios para o Brasil

A tese intitulada “Productivity, fiscal and monetary shocks: A real business cycle approach to the Brazilian case”, de autoria do discente Emerson Costa Dos Santos e orientada pelos professores Wilson da Cruz Vieira e Joanna Georgious Alexopoulos, foi defendida no dia 12 de dezembro de 2016 no programa de pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. O estudo teve como objetivo examinar a interação entre as políticas monetária e fiscal em um modelo de equilíbrio geral dinâmico estocástico, no âmbito de modelos de ciclos reais de negócios, com uma restrição do tipo “cash in advance” para o caso da economia brasileira entre os anos de 2000 e 2013. Apesar dos choques de política monetária e fiscal e a interação entre ambas as políticas serem o principal objetivo do trabalho, a pesquisa incorprou choques de produtividade a fim de testar a aderência do modelo com a economia real brasileira. Os resultados da pesquisa evidenciaram que choques monetário e de produtividade não antecipados sugerem uma maior volatilidade das variáveis nominais. As simulações revelaram uma suavização da volatilidade da inflação e um relativo aumento na volatilidade da dívida do governo. A pesquisa concluiu a partir dos resultados das simulações que, no período estudado, a política monetária restringiu a política fiscal, afetando as taxas de juros nominais, sugerindo que a política monetária é a política ativa, enquanto a política fiscal é a política passiva nas flutuações de curto prazo no Brasil.

Fonte: Emerson Costa dos Santos

Tese_Emerson Santos
Da esquerda para a direita: Evaldo Henrique, Wilson Vieira, Emerson Santos e Luciano Carvalho