Artigo produzido no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada garante 1º lugar no 26º Prêmio do Banco do Nordeste em Economia Regional.

O artigo “Os Impactos do Acesso ao Pronaf no Brasil Frente à Concentração Regional: Uma Análise para a Agricultura Familiar e as Tipologias Pronaf B e Pronaf V”, produzido pelos autores Bruno de Souza Machado (UFV/ PPGEA), Mateus de Carvalho Reis Neves (UFV/ PPGEA), Marcelo José Braga (UFV/ PPGEA) e Davi Rogério de Moura Costa (USP/FEA-RP), foi contemplado com o primeiro lugar na categoria artigo (Prêmio Prof. Werner Baer de Economia Regional), no 26º Prêmio do Banco do Nordeste em Economia Regional, do XXVII Encontro Regional de Economia, organizado pela Anpec e Banco do Nordeste do Brasil.

O objetivo do artigo foi mensurar os impactos do acesso ao Pronaf sobre as medidas de desempenho da agricultura familiar (AF) com análises para a AF em geral e as tipologias Pronaf B e Pronaf V, do Censo Agropecuário 2017. Utilizou-se variáveis relacionadas aos agricultores familiares e seus estabelecimentos, além de variáveis climáticas. A metodologia foi composta pelos métodos Balanceamento por Entropia, para análise de tratamento, e Mínimos Quadrados Ponderados, para mensuração dos impactos. O uso de diferentes níveis de intensidade confirmou a presença de concentrações regionais no acesso ao Pronaf em todas as análises.

Os resultados dos impactos para a AF dão indícios de estarem relacionados com a tipologia Pronaf V, confirmando a necessidade de analisá-la de forma desagregada. Os impactos para a tipologia Pronaf B se mostraram negativos, indicando que esses agricultores podem estar utilizando o crédito obtido de forma inadequada e/ou ineficiente, o que reafirma a necessidade da integração do Pronaf com outras políticas, como a assistência técnica e a extensão rural.