Custo de liquidez do contrato futuro de soja da BM&FBOVESPA e seus determinantes

A dissertação “Custo de liquidez do contrato futuro de soja na BM&FBOVESPA, no período de 2010 a 2013”, de autoria do estudante Charles Luan Marquezin, orientada pelo professor Leonardo Bornacki de Mattos e pelo co-orientador Alexandre Bragança Coelho, foi defendida dia 26 de julho de 2013 no programa de pós-graduação em Economia Aplicada. O propósito do referente trabalho foi analisar o custo de liquidez envolvido no contrato futuro de soja da BM&FBOVESPA e seus determinantes, no período de setembro de 2010 a fevereiro de 2013. Para tanto, utilizam-se da diferença entre a oferta de compra e a oferta de venda do contrato em intervalos curtos, definido como bid-ask spread. Os resultados mostram grande concentração das negociações em poucos contratos, e os contratos mais negociados apresentaram menores custos de liquidez. Quanto os determinantes estimados através do Método dos Momentos Generalizado (GMM), identificou-se que o volume negociado, o número de contratos abertos, dias para a expiração do contrato e tendência positiva dos preços são negativamente relacionado com o custo de liquidez, enquanto o volume médio transacionado é positivamente relacionado. (Public. em 14/08/2013)

Fonte: Charles Luan Marquezin