Informativo
Dissertação de estudante do PPGEA analisada a relação entre a estrutura produtiva, o capital humano e o investimento em tecnologia para 98 países entre 1996 e 2015
A dissertação intitulada “Human capital, investment in technology, and economic complexity”, de autoria do discente Deyvid William Leite e orientado pelo professor Leonardo Chaves Borges Cardoso (DER/UFV), foi defendida no dia 28 de fevereiro de 2019 no âmbito do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. Além do professor Leonardo, a banca examinadora foi composta pelos professores Fernanda Aparecida Silva (DER/UFV) e Luciano Ferreira Gabriel (DEE/UFV).
No estudo foi analisada a relação entre a estrutura produtiva, o capital humano e o investimento em tecnologia para 98 países entre 1996 e 2015. Como proxy para a estrutura produtiva, utiliza-se um índice de sofisticação das exportações, conhecido como índice de complexidade econômica.
Os resultados indicam um impacto positivo da quantidade e da qualidade do capital humano na complexidade econômica. Contudo, a medida quantitativa de capital humano deixa de ser relevante quando a qualidade deste passa a ser considerada. Além disso, a influência do capital humano na complexidade diminui à medida que a educação aumenta, produzindo efeitos maiores em países com baixo nível de capital humano. Adicionalmente, o investimento em tecnologia apresentou um impacto positivo e significativo na complexidade econômica.