Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada analisa a associação do preço de commodities aos fenômenos atípicos no movimento de capitais de economias emergentes

Picture1

A dissertação intitulada “Preço de commodities e fenômenos atípicos no movimento de capitais de economias emergentes”, de autoria da estudante Eliene de Sá Farias, e escrita sob a orientação do Prof. Leonardo Bornacki de Mattos, foi defendida no dia 20 de fevereiro de 2018 no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. O estudo teve como objetivo analisar a relação entre os preços de commodities e a dinâmica do movimento de capitais dos residentes e não residentes de economias emergentes selecionadas, no período de 1995 a 2016. O estudo mostrou que o aumento do preço das commodities, ao melhorar os indicadores nacionais das economias emergentes analisadas, está diretamente relacionado à ocorrência dos fenômenos stops, flight, desaceleração ativo e desaceleração passivo. A variável contágio a nível regional destacou-se como condicionante dos eventos estudados.

Fonte: Eliene de Sá Farias