Dissertação defendida no programa de pós-graduação em Economia Aplicada analisa a desigualdade e intensidade da pobreza dentro dos domicílios no Brasil.

A dissertação intitulada “Intra-household inequality in Brazil: Using a collective model to evaluate individual poverty”, de autoria do estudante Wilman Javier Iglesias Pinedo e orientada pelo Prof. Dr. Alexandre Bragança Coelho, foi defendida no dia 23 de fevereiro de 2016 no programa de pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. Os principais resultados forneceram evidência de desigualdade e economias de escala dentro dos domicílios brasileiros. Especificamente, a pesquisa encontrou que a parcela dos gastos totais dos homens é ligeiramente maior do que as parcelas das mulheres. Por sua vez, a magnitude das parcelas das crianças, interpretadas como o custo dos filhos para os pais, é comparativamente menor. O estudo também observou que os recursos destinados a cada membro do domicílio variam de acordo com o tamanho e a estrutura da família, e, em particular, que as medidas tradicionais de pobreza tendem a superestimar a incidência da pobreza infantil. Por outro lado, a pesquisa demonstra que a pobreza entre adultos é menor porque os pais são altamente compensados pelas economias de escala decorrentes do consumo conjunto. Além disso, foi encontrado que as mães parecem contribuir com mais recursos para os filhos do que os pais e que não existem diferenças de gênero, mas sim diferenças etárias nas parcelas de recursos distribuídas entre as crianças. Os resultados do estudo também fornecem evidências indicando que o poder de barganha das mulheres dentro da família melhora com a idade, nível de educação e a participação no mercado de trabalho. O estudo conclui que a desigualdade dentro das famílias é significativa e, como consequência, as medidas tradicionais per capita de pobreza, que, por construção, ignoram a desigualdade intra-domiciliar, apresentam uma imagem enganosa da pobreza, em especial para as crianças. Estas estimativas constituem medidas mais precisas do bem-estar material relativo dos brasileiros em domicílios de diversas composições. A plausibilidade da mensuração das parcelas de recursos de cada membro das famílias é um elemento muito útil para analisar a pobreza individual e, assim, informar de forma mais precisa aos formuladores de políticas que visam a redução da pobreza.

Fonte: Wilman Javier Iglesias Pinedo