Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada analisa a interação entre a oferta de trabalho da mãe e o diferencial educacional de gênero de adolescentes no Brasil.

Notícia-AnaCecília
Da esquerda para a direita: Elvânio Costa de Souza, João Eustáquio de Lima, Ana Cecília de Almeida (mestranda) e Lorena Vieira Costa Lelis.

A dissertação intitulada “A participação da mãe no mercado de trabalho e o diferencial de anos de estudo por gênero entre adolescentes: evidência para o Brasil”, de autoria da discente Ana Cecília de Almeida e orientada pelo professor João Eustáquio, foi defendida no dia 20 de fevereiro de 2017 no programa de pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. O estudo teve como objetivo principal examinar a interação entre a oferta de trabalho da mãe no diferencial educacional de gênero dos adolescentes no ano de 2014. Buscou-se ainda verificar se os anos de estudo dos filhos e o diferencial educacional entre os sexos podem ser associados às horas de trabalho da mãe, as suas jornadas de trabalho e ao trabalho da mãe em momento próximo ao nascimento do filho, além de analisar o perfil dos adolescentes e de suas famílias.  As evidências empíricas são obtidas por meio dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 2014 para os adolescentes brasileiros. Entre os resultados mais importantes, destaca-se que o fato da mãe trabalhar aumenta a média de anos de estudo dos filhos de ambos os sexos, mas esse efeito só é diferente entre os adolescentes de sexos diferentes, fazendo aumentar o diferencial educacional de gênero, quando a mãe trabalha meio período comparado a trabalhar período integral.

Fonte: Ana Cecília de Almeida