Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada analisa choques de renda e alocação entre trabalho e frequência escolar das crianças e adolescentes da República Dominicana

eva

Da esquerda para direita: Felippe Clemente, Cristiana Tristão Rodrigues, Eva Rosmery Rodríguez Cuevas (mestranda) e Lorena Vieira Costa Lelis (orientadora)

A dissertação intitulada “Choques de renda e alocação entre trabalho e frequência escolar das crianças e adolescentes da República Dominicana”, de autoria da discente Eva Rosmery Rodríguez Cuevas e orientada pela professora Lorena Vieira Costa Lelis, foi defendida no dia 21 de fevereiro de 2018 no âmbito do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. Além da professora Lorena, a banca examinadora foi composta pelos professores Cristiana Tristão Rodrigues e Felippe Clemente.

O estudo teve como objetivo principal examinar o efeito dos choques de renda (medidos pela perda na colheita e perda de emprego) na alocação do tempo das crianças e adolescentes entre estudo e trabalho, na República Dominicana. Além disso, buscou-se verificar se a posse de ativos econômicos pelos domicílios poderia amenizar os efeitos desses choques. As evidências empíricas foram obtidas por meio da Encuesta Nacional de Hogares de Propósitos Multiples (ENHOGAR) realizada em 2010 pela Oficina Nacional de Estadística (ONE). A análise da probabilidade de ocorrência de estudo e trabalho foi realizada através de um modelo probit bivariado.

Entre os resultados mais importantes, destaca-se que os choques negativos levam às crianças dominicanas a combinarem estudo e trabalho. Além disso, constatou-se que os ativos econômicos no domicílio melhoram a formação do capital humano das crianças e adolescentes, e concomitantemente diminuem à probabilidade de trabalho. Similarmente, verificou-se que a ocorrência dos choques negativos é mais grave na diminuição de formação do capital humano das crianças das zonas rurais dominicanas que nas urbanas. No entanto, os ativos econômicos considerados não foram suficientes para reduzir os efeitos negativos dos choques sobre o trabalho infantil. A constatação de que a vulnerabilidade das famílias e suas reações a choques importam para a alocação das crianças entre estudo e trabalho é de extrema importância para países como a República Dominicana.