Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada analisa o grau de abertura financeira e o mecanismo de transmissão da política monetária no período de 2000 a 2016

giuliano (2)

A dissertação intitulada “O grau de abertura financeira e o mecanismo de transmissão da política monetária brasileira no período de 2000 a 2016”, de autoria do discente Giuliano de Queiroz Ferreira e orientado pelo professor Leonardo Bornacki Mattos, foi defendida no dia 18 de janeiro de 2018 no âmbito do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. Além do professor Leonardo, a banca examinadora foi composta pelos professores Leonardo Chaves Borges Cardoso e Luciano Ferreira Gabriel.
No estudo foi analisado o padrão da relação existente entre o grau de abertura financeira e o mecanismo de transmissão monetária no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2016. Ademais, foi investigado se o mecanismo de transmissão monetária foi afetado pelo comportamento distinto da economia brasileira durante o período considerado.
Os resultados indicam que o aumento do grau de abertura financeira eleva a demanda por moeda e afeta o mecanismo de transmissão da política monetária. Adicionalmente, encontrou-se evidência do comportamento distinto da economia brasileira no que tange ao canais de transmissão monetária, durante o período avaliado.