Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada examina a existência de possíveis retornos sociais da educação superior para o Brasil e suas cinco regiões, a partir da utilização dos dados da PNAD (período 2001 a 2015)

Yuri

A dissertação intitulada “Retorno Social da Educação Superior no Brasil”, de autoria do discente Yuri Godoi Pereira Elias e orientado pelo professor João Eustáquio de Lima, foi defendida no dia 22 de fevereiro de 2018 no âmbito do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. Além do professor João Eustáquio, a banca examinadora foi composta pelos professores Francisco Carlos da Cunha Cassuce e Evandro Camargos Teixeira.
O estudo teve como objetivo principal examinar a existência de possíveis retornos sociais da educação superior para o Brasil e suas cinco regiões, a partir da utilização dos dados da PNAD (período 2001 a 2015). Além disto buscou-se identificar diferenças na distribuição da mão de obra qualificada entre as regiões brasileiras, o que pode gerar os retornos sociais da educação superior heterogêneos entre as regiões.
Entre os resultados mais importantes, destaca-se a existência de retornos sociais da educação superior para o Brasil. Também foi observado a existência de heterogeneidades da mão de obra qualificada entre as regiões. As regiões Norte, Centro Oeste e Sul não apresentaram retornos sociais positivos para a educação superior, em contrapartida as regiões Sudeste e Sul apresentaram resultados positivos e significativos, sendo a região Sudeste a que apresentou os maiores retornos sociais da educação superior dentre todas as regiões.