Dissertação do programa de Economia Aplicada analisa a competição em leilões de transmissão de energia elétrica no Brasil

A dissertação “Efeitos da participação de consórcios no comportamento dos lances e deságios em leilões de transmissão de energia elétrica no Brasil”, de autoria da estudante Nayara Peneda Tozei e orientada pelo professor Wilson da Cruz Vieira, com coorientação do professor Leonardo Bornacki de Mattos foi defendida dia 22 de fevereiro de 2013 no programa de pós-graduação em Economia Aplicada. Considerando os leilões realizados no Brasil de 2000 a 2011, no segmento de transmissão de energia elétrica, o trabalho teve por objetivo verificar o efeito dos consórcios sobre os lances e os deságios dos lances, ou seja, se os lances dados de forma conjunta foram lances maiores ou menores e se os deságios foram maiores ou menores em relação aos das empresas que participaram de forma isolada. Para responder essa questão, foram feitas estimativas utilizando modelos com variáveis instrumentais e de tratamento de efeitos, para considerar a endogeneidade na decisão das empresas de formar consórcios. Os resultados revelaram que os consórcios, na média, se relacionaram a lances maiores e deságios menores, ou seja, foram competitivos. Entre os determinantes da formação de consórcios, destaca-se a presença de firmas construtoras e de engenharia. Conclui-se, com o trabalho, que os consórcios foram menos eficientes que as firmas individuais, e foram possivelmente formados para compartilhar recursos, uma vez que os principais custos relacionados ao segmento são de construção, nos períodos iniciais da concessão. (Public. em 24/05/2013)

Fonte: Nayara Peneda Tozei