Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada analisa a capacidade adicional de trabalho dos idosos brasileiros

Da esquerda para direita: João Eustáquio de Lima (co-orientador), Cristiana Tristão Rodrigues, João Carlos Silvério Rocha Ferraz (mestrando) e Viviani Silva Lírio (orientadora).

A dissertação intitulada Capacidade Adicional de Trabalho dos Idosos Brasileiros, de autoria do discente João Carlos Silvério Rocha Ferraz e orientado pela professora Viviani Silva Lírio e coorientado pelo professor João Eustáquio de Lima, foi defendida no dia 04 de maio de 2017 no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. O estudo teve como objetivo principal mensurar a capacidade adicional de trabalho dos idosos brasileiros, diante de suas condições de saúde, físicas e sociodemográficas. Foram utilizados dados da PNAD do ano de 2008, pois é a última a fazer um levantamento suplementar de saúde. Entre os resultados mais importantes, destaca-se a existência de capacidade adicional de trabalho entre os idosos de 60 anos a 74 anos. Adicionalmente, são idosos do sexo masculino e com maiores níveis de escolaridade que possuem maior capacidade adicional de trabalho. Conclui-se, portanto, que essa parcela da população possui condições de ofertar trabalho mais do que atualmente fazem. A obtenção desses resultados se torna relevante na formulação de políticas públicas voltadas para a permanência e reinserção dos idosos brasileiros no mercado de trabalho.

Fonte: João Carlos Silvério Rocha Ferraz.