Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada analisa o impacto da expansão de cana-de-açucar no uso da terra no Brasil

A dissertação intitulada “Cenários de expansão da cana-de-açúcar e seus impactos sobre o uso da terra no Brasil: exercícios a partir de um modelo de equilíbrio geral computável”, de autoria da discente Géssica Cardoso Pereira de Souza, orientada pelo professor José Gustavo Feres e co-orientada pelo professor Ângelo Costa Gurgel, foi defendida no dia 04 de agosto de 2017 no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV. O estudo teve como objetivo principal projetar o impacto do aumento na produção de cana-de-açúcar, destinada ao etanol, sobre o uso da terra e sobre a produção de alimentos no Brasil, em cenários de expansão e estagnação, para o ano de 2030. A metodologia utilizada foi a de equilíbrio geral, com modificações na modelagem a fim de tornar a análise factível. Os resultados indicaram que um aumento da oferta de cana-de-açúcar, destinada ao etanol, provoca uma redução das áreas das demais culturas em todo o Brasil; diminui as pastagens na maioria das regiões e aumenta o desmatamento, principalmente na região Norte do país. Esta mesma região tende a acomodar a diminuição agropecuária das demais regiões. Alem disso, verificou-se a ocorrência de competição entre a produção de cana-de-açúcar e culturas alimentares. Portanto, a produção de cana destinada ao etanol provoca mudanças diretas e indiretas no uso da terra no Brasil. Foi verificado, ainda, que um aumento na oferta de cana-de-açúcar provoca diminuição na produção dos insumos alimentares em algumas regiões e aumento em outras regiões. As regiões acomodam a produção de forma a satisfazer a demanda nacional e internacional por alimentos. Por fim, o reflexo sobre o preço dos insumos alimentares e, principalmente, sobre o preço do alimento final é relativamente pequeno.