Egresso do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada do Departamento de Economia Rural recebe o Prêmio Ken Pearson

Rayan Wolf recebe o prêmio Ken Pearson, concedido à jovens pesquisadores promissores na conferência anual GTAP de 2024 a ser realizada em Junho deste ano na Colorado State University.  O prêmio tem por objetivo incentivar a contribuição para o uso e desenvolvimento de software GEMPACK para modelagem de Modelos de Equilíbrio Geral Computável.

O artigo a ser apresentado na conferência intitulado “Assessing the impacts of workforce skill improvement on income transfer programme beneficiaries in Brazil” é fruto de sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada do Departamento de Economia Rural – UFV. O trabalho, conta com a co-autoria do Professor Mark Horridge do Centre of Policy Analysis da Victoria Unviersity – Melbourne, Australia e do Professor Erly Cardoso Teixeira do PPGEA-UFV.

Rayan desenvolveu um Modelo de Equilíbrio Geral Computável (DAYANE model), escrito em linguagem GEMPACK, que foi baseado no modelo PAEG. O DAYANE model é um modelo multirregional e multissetorial, que conta com o Brasil desagregado em cinco macrorregiões, representa as famílias em 10 classes de renda e consumo e em 12 níveis de escolaridade, além de representar diferentes transferências entre Governo e famílias nas regiões brasileiras. O modelo permite, portanto, análise de políticas públicas, como a qualificação de mão de obra de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Os resultados do estudo indicam que a qualificação da mão de obra, via cursos profissionalizantes, tem impactos positivos nos salários das famílias nas regiões brasileiras, principalmente nas regiões mais pobres do Brasil. Além disso, o estudo mostra que mesmo retirando as transferências de renda, por meio do Programa Bolsa Família, na proporção do aumento do salário das famílias, os resultados positivos na renda familiar total ainda se mantêm, e o consumo aumenta.

Dessa forma, o estudo mostra que as políticas de qualificação do trabalho para as famílias dependentes do Programa Bolsa Família melhoram sua situação econômica, com a substituição da renda das transferências pela renda do trabalho, o que indica que as transferências governamentais podem cessar em função de melhores salários no mercado de trabalho. mercado, e garantir a melhoria econômica das famílias dependentes do Programa.

Tese         Modelo         Conferência do GTAP         Site – Pesquisador