Estudante do PPGEA defende tese intitulada: “Novas evidência sobre o efeito da pré-escola nos testes de proficiências do SAEB”

O estudante Edi Flores Reyna defendeu sua dissertação de mestrado em Economia Aplicada intitulada “Novas evidência sobre o efeito da pré-escola nos testes de proficiências do SAEB”, no dia 19/02/2019. A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Maria Micheliana da Costa Silva (Orientadora), Bladimir Carrillo Bermudez (UFV) e Solange Ledi Gonçalves (UNIFESP). O estudo teve como objetivo verificar o efeito de cursar a pré-escola sobre os testes de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicado aos alunos do quinto ano do ensino fundamental no Brasil. Fornece-se novas evidências sobre o possível efeito da educação infantil na média e ao longo da distribuição das notas dos testes de proficiência, por meio de uma nova estratégia de identificação. Os principais resultados mostram que cursar a pré-escola possui relação positiva com o desempenho acadêmico nas provas de proficiência em português e matemática dos alunos do 5° ano do ensino fundamental e, que existe um maior coeficiente de correlação entre as variáveis de interesses nos quantis mais altos dos escores dos testes do SAEB.