Estudante do PPGEA defende tese intitulada: “Política Monetária e spread bancário em economia aberta: uma análise para economia brasileira”

O estudante Fabiano Luiz Alves Barros defendeu sua tese de doutorado em Economia Aplicada intitulada “POLÍTICA MONETÁRIA E SPREAD BANCÁRIO EM ECONOMIA ABERTA: UMA ANÁLISE PARA ECONOMIA BRASILEIRA”, no dia 16/05/2019. A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Wilson da Cruz Vieira (Orientador), Ian Michael Trotter (UFV), Fabrício de Assis Campos Vieira (UFV), Graziella Magalhaes Candido de Castro (UFV) e Luckas Sabioni Lopes (Externo). O estudo teve como objetivo analisar o comportamento do spread bancário no Brasil em resposta às variações de política monetária em contexto de economia aberta. Para atingir os objetivos foi utilizado Modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral (DSGE). Os principais resultados mostram que mesmo com a economia brasileira tendo adotado o regime de metas de inflação, câmbio flexível e taxa de juros, o spread bancário brasileiro não convergiu ao nível de países desenvolvidos, o que indica que há obstrução na propagação da política monetária. Ademais, os bancos possuem em seus ativos títulos públicos atrelados à Selic, que por sua vez, influenciam na oferta de crédito aumentando ou mantendo seu volume.

Da esquerda para direita: Wilson Vieira (orientador); Graziella Magalhães; Fabiano Luiz; Fabrício Vieira; Ian Trotter. Ao fundo: Luckas Sabioni.