Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “A INFLUÊNCIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS SOBRE A PRODUTIVIDADE AGROPECUÁRIA DO MATO GROSSO”.

A dissertação intitulada “A INFLUÊNCIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS SOBRE A PRODUTIVIDADE AGROPECUÁRIA DO MATO GROSSO”, de autoria do discente Junior Gabriel Nardino Fumagali, orientado pela professora Maria Micheliana da Costa Silva, foi defendida no dia 24 de junho de 2021 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Carlos Otávio de Freitas (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Mateus de Carvalho Reis Neves (DER/UFV) e Maria Micheliana da Costa Silva (DER/UFV).

A pesquisa teve como objetivo avaliar como os cursos de ciências agrárias tem efeitos locais e de transbordamento sobre a produtividade agropecuária do estado de Mato Grosso. A literatura apresenta uma vasta gama de evidencias empíricas a respeito do papel positivo da educação superior na produtividade agropecuária. Todavia, acredita-se que os cursos agrários localizados em determinados municípios podem afetar não só localmente como espacialmente, influenciando assim municípios vizinhos, além dos tradicionais fatores como: terra, mão de obra, quantidade de tratores e despesas agrícolas. Assim, este trabalho buscou assim incorporar o fator espacial, afim de analisar como a presença de cursos agrários em um município pode influenciar a produtividade agropecuária tanto do próprio município quanto dos seus vizinhos. A partir dos dados do Censo Agropecuário para os anos de 2006 e 2017, realizaram-se analises em Analise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e estimações via modelos de regressão linear, SLX e dados em painel.

Os resultados apresentados mostraram que os cursos de ciências agrárias podem influenciar positivamente a produtividade em nível local quanto espacial. Isso reforça que um investimento em cursos agrários no estado do Mato Grosso, pode gerar efeitos benéficos para a produtividade agropecuária.