Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Acordos comerciais e seus impactos no comércio dos países sul-americanos”.

A dissertação intitulada “Acordos comerciais e seus impactos no comércio dos países sul-americanos”, de autoria do discente Raphael Gomes da Silva, orientado pela professora Fernanda Aparecida Silva, foi defendida no dia 22 de fevereiro de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Fernanda Aparecida Silva (Presidente – UFV), Carolina Rodrigues Corrêa (UFJF), Andréa Freire de Lucena (UFG) e Alícia Cechin (UFR).

A pesquisa teve como objetivo avaliar a influência dos acordos comerciais formados pelos países sul-americanos sobre o comércio da região. Utilizou-se como método uma versão estrutural do modelo gravitacional com efeitos fixos. Para chegar ao objetivo, foi montado um painel com quarenta anos de comércio, abrangendo o período 1980-2020, para uma amostra de 86 países.

Os resultados indicaram que Chile, Colômbia e Peru, que possuem política comercial direcionada a formação de mais acordos comerciais apresentaram melhores resultados nos efeitos gerais e individuais. O Mercosul se mostrou eficiente no fomento ao comércio dos membros, com maiores benefícios para Paraguai e Uruguai. O bloco segue exercendo impacto no comércio dos membros mesmo após 30 anos de seu início. Em relação a duração dos acordos, aqueles formados com outros países em desenvolvimento mostraram efeitos mais duradouros. No que tange aos setores produtivos afetados pelos acordos, os que sofreram impacto positivo foram relacionados aos produtos agropecuários e minerais, confirmando a especialização dos países da região em produtos de menor valor agregado.

Na imagem abaixo, um registro da defesa da dissertação, que ocorreu via plataforma Google Meet.