Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Alimentação e Desempenho Escolar: uma análise sobre os impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”.

A dissertação intitulada “Alimentação e Desempenho Escolar: uma análise sobre os impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”, de autoria da discente Caroline da Costa Nascimento de Deus, orientada pela professora Maria Micheliana da Costa Silva, foi defendida no dia 17 de fevereiro de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Maria Micheliana da Costa Silva (Presidente – UFV), Andréa Ferreira da Silva (UFBA) e Fernanda Maria de Almeida (UFV).

A pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto do PNAE sobre o desempenho escolar dos alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede pública brasileira. A influência do PNAE foi analisada a partir de dois eixos do programa que visam à alimentação escolar saudável: a atuação de profissionais em nutrição nas escolas; e o percentual de compras de alimentos da agricultura familiar. As evidências foram encontradas a partir da junção dos microdados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Censo Escolar e dados do Censo Agropecuário, estimadas por meio do método Local Average Treatment Effects (LATE).

Os resultados apontam que a aquisição de produtos da agricultura familiar e a presença de nutricionistas nas escolas aumentam a proficiência dos estudantes em português e matemática. Eles também sugerem que a compra de 60% de produtos da agricultura familiar oferece maior resposta sobre o desempenho dos educandos, indicando que a aquisição nesse percentual é o nível ótimo.

Na imagem abaixo, um registro da defesa da dissertação, que ocorreu via plataforma Google Meet.