Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Bolsa Família e acesso ao ensino superior no brasil”.

A dissertação intitulada “Bolsa Família e acesso ao ensino superior no brasil” de autoria do discente José Henrique Rosa, orientado pela professora Lorena Vieira Costa Lelis, foi defendida no dia 19 de fevereiro de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Lorena Vieira Costa Lelis (Presidente), Ana Cecília de Almeida (UFV) e Cícero Augusto Silveira Braga (Word Bank).

A dissertação investiga o possível efeito causal do Programa Bolsa Família sobre as oportunidades de ingresso ao ensino superior dos jovens de 18 a 21 anos no Brasil. A pesquisa é motivada pelo possível ganho de capital humano dos recebedores do benefício social ao longo da vida, que poderiam ser convertidos em melhores oportunidades no longo prazo.

Para tal estudo, foi utilizada uma estratégia empírica para lidar com indivíduos semelhantes a nível de renda, idade e escolaridade, de modo a controlar o possível viés de seleção. Como modelo econométrico, foi adotado o Modelo de Probabilidade Linear com controles a nível de coortes de anos de nascimento, anos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) e de unidade da federação.

Por mais que não tenha sido encontrada significância entre o recebimento do Programa Bolsa Família no domicílio e o acesso ao ensino superior, o trabalho avança em relação ao que foi produzido na literatura, ao explorar os possíveis efeitos de longo prazo do benefício. Além disso, o estudo levanta insights sobre as condicionalidades do programa e a questão do recebimento do auxílio no Brasil.