Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “CHILD LABOR AND POVERTY: A MULTIDIMENSIONAL APPROACH”.

A dissertação intitulada “Child labor and poverty, a multidimensional approach”, de autoria do discente Victor Lucas Taveira Mendes Rebelo, orientado pela professora Lorena Vieira Costa Lelis, foi defendida no dia 30 de abril de 2021 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Mary Paula Arends-Kuenning (University of Illinois Urbana-Champaign), Evandro Camargos Teixeira (DEE/UFV) e Lorena Vieira Costa Lelis (DER/UFV).

A pesquisa teve como objetivo analisar se as múltiplas dimensões de pobreza domiciliar podem afetar a ocorrência de trabalho infantil em crianças brasileiras de 5 a 15 anos. A literatura econômica fornece uma ampla gama de evidências empíricas e teóricas a respeito da influência da pobreza sobre o trabalho infantil. Entretanto, acredita-se que há fatores intrínsecos à pobreza que podem também explicar significativamente a decisão sobre a oferta de mão de obra da criança, como a alta densidade domiciliar, a falta de acesso à energia elétrica, rede de esgoto, água tratada e bens duráveis básicos como fogão, geladeira, televisão e microcomputador. O trabalho buscou então incorporar o elemento da multidimensionalidade da pobreza, por meio de dimensões de pobreza domiciliar, a fim de analisar como estas privações se relacionam com a probabilidade de uma criança trabalhar ou não. A partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, realizaram-se estimações via probit e modelo de probabilidade linear.

Os resultados obtidos reforçam a importância de combater o trabalho infantil por meio da redução da pobreza, mostrando que uma criança livre de todas as privações múltiplas apresenta uma probabilidade de ser submetida a trabalho infantil sete vezes menor do que uma criança no pior estrato.

Na imagem abaixo, o registro de um momento da defesa da dissertação, que ocorreu via plataforma Google Meet.