Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Desigualdades raciais e de gênero no mercado de trabalho durante a pandemia de COVID-19: uma análise para o Brasil”.

A dissertação intitulada “Desigualdades raciais e de gênero no mercado de trabalho durante a pandemia de COVID-19: uma análise para o Brasil”, de autoria do discente Mateus Rodrigues Gonçalves Tavares, orientado pela professora Lorena Vieira Costa Lelis e coorientado pela professora Ana Cecília de Almeida, foi defendida no dia 14/01/2022 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Lorena Vieira Costa Lelis (Presidente – UFV), Maria Micheliana da Costa Silva (UFV) e Cícero Augusto Silveira Braga (World Bank).

O trabalho teve como objetivo analisar as probabilidades relativas de mulheres brancas, mulheres negras e homens negros estarem desempregado(a)s, no setor informal e contarem com parte da renda familiar advinda do Auxílio Emergencial durante a pandemia COVID-19 para o ano de 2020. Para tal, foi utilizada uma única cross-section repetida proveniente de dados da PNAD COVID19. O modelo escolhido para a análise foi o Modelo de Probabilidade Linear.

Os principais resultados encontrados apontam para o fato de que, para mulheres brancas e mulheres negras, há uma menor probabilidade de se estar ocupado em comparação homens brancos, mesmo depois de controladas importantes variáveis. Quanto à informalidade, os resultados demonstram que mulheres negras e homens negros foram mais prováveis de trabalharem no setor informal em comparação com os homens brancos durante o ano inteiro. Porém, a diferença nas chances de estar na informalidade entre mulheres negras e homens brancos se reduziu ao longo de 2020. Por fim, mulheres negras, homens negros e mulheres brancas tiveram maiores chances de pertencer a domicílios que receberam o auxílio emergencial em comparação aos homens brancos.

Na imagem abaixo, um registro da defesa da dissertação, que ocorreu via plataforma Google Meet.