Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Distância à instituição de ensino e demanda por ensino superior”.

A dissertação intitulada “Distância à instituição de ensino e demanda por ensino superior”, de autoria da discente Bruna Letícia Ribeiro de Araújo sob orientação do professor Leonardo Chaves Borges Cardoso, foi defendida no dia 24/09/2019. Além do orientador, a banca foi composta pelos professores Evandro Camargos Teixeira (DEE/UFV) e Maria Micheliana da Costa Silva (DER/UFV).
.
O estudo teve como objetivo verificar o efeito da distância na probabilidade de cursar o ensino superior, utilizando dados do Censo Demográfico e Censo do Ensino Superior 2010. Os resultados indicaram relação negativa entre as variáveis. Desagregando a análise de ingresso entre instituições públicas e privadas, observou-se que a probabilidade de estudar na rede pública aumenta, em detrimento de frequentar a rede privada, se os indivíduos viverem próximo à estabelecimentos públicos de ensino.
.
Adicionalmente, explorou-se o efeito da criação de novas instituições de ensino público na demanda por educação. As evidências apontam que a presença de uma nova instituição tende a aumentar a probabilidade de ingresso na rede pública em 38 p.p., enquanto as chances de frequentar o setor privado se reduzem, indicando um crowding out entre o investimento público e o privado na educação.
.

Da esquerda para direita: Prof. Evandro Camargos Teixeira (DEE/UFV); Bruna Letícia Ribeiro de Araújo (Discente); Prof. Leonardo Chaves Borges Cardoso (DER/UFV);
Profª. Maria Micheliana da Costa Silva (DER/UFV).