Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Evidências do hiato de gênero e produtividade na indústria de transformação brasileira”.

A dissertação intitulada “Evidências do hiato de gênero e produtividade na indústria de transformação brasileira”, de autoria do discente Vinícius Thomaz de Campos e de orientação da professora Maria Micheliana da Costa Silva foi defendida em 22/03/2019. Além da orientadora, a banca foi formada por Leonardo Chaves Borges Cardoso (DER/UFV) e Diana Lúcia Gonzaga da Silva (CEA/UFBA).

O estudo buscou compreender a relação entre produtividade da indústria de transformação e o hiato de gênero formado no setor, ou seja, como maiores e menores níveis de produtividade podem contribuir ou não para a redução do hiato de gênero. Os subsetores da indústria de transformação foram estratificados em três diferentes níveis de produtividade. Para cada nível foram utilizados um método de regressão quantílica incondicional e uma decomposição contrafactual para a estimação dos diferenciais.

Os resultados obtidos mostraram que o nível de produtividade da indústria pode ter diferentes papéis na redução do hiato de gênero. Para as mulheres que possuem maiores níveis de qualificação e se encontram no topo da distribuição de rendimentos, trabalhar em indústrias mais produtivas é favorável para a redução do gap, o que sinaliza que indústrias mais produtivas apresentam menor discriminação para mulheres altamente qualificadas. Por outro lado, para as mulheres que estão na base da distribuição de rendimentos, o hiato de gênero é menor nas indústrias com menor nível de produtividade, o que pode estar ligado ao baixo nível de rendimentos apresentado nas indústrias de baixa produtividade para trabalhadores pouco qualificados.

À frente (da esquerda para direita): Prof. Leonardo Chaves Borges Cardoso; Profª. Maria Micheliana da Costa Silva; Vinícius Thomaz de Campos. Ao fundo (videoconferência): Profª. Diana Lúcia Gonzaga da Silva.