Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “IMPACTO DAS REMESSAS INTERNACIONAIS NO CAPITAL HUMANO: EVIDÊNCIAS PARA NIGÉRIA”.

A dissertação intitulada “IMPACTO DAS REMESSAS INTERNACIONAIS NO CAPITAL HUMANO: EVIDÊNCIAS PARA NIGÉRIA” de autoria da discente Joceline Filomena da Costa Marques, orientada pela professora Graziella Magalhães, foi defendida no dia 27 de março de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Graziella Magalhães (Presidente), Leonardo Cardoso (DER/UFV) e Elaine Fernandes (DEE/UFV). O estudo teve como principal objetivo analisar o impacto das remessas internacionais sobre o capital humano na Nigéria. A Nigéria é um dos principais recebedores de remessas internacionais da África e possui mais 12,9 milhões de crianças em idade escolar fora da escola. Para este estudo utilizou-se microdados domiciliares, tendo como horizonte temporal o período de 2010 a 2019. Foi utilizado, como proxy de capital humano, o ano de escolaridade de crianças e jovens, com idade compreendida entre 6 a 25 anos. Dado o problema de endogeneidade das remessas internacionais, utilizou-se o Método de Mínimos Quadrados em Dois Estágios, com a inclusão de duas variáveis instrumentais, sendo elas: o índice de movimentação do aeroporto mais próximo e o inverso da distância entre a comunidade de residência do indivíduo e o aeroporto mais próximo. Os resultados sugerem que as remessas internacionais apresentam um efeito positivo sobre o ano de escolaridade de crianças e jovens nigerianos.