Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Influência de Características Psicológicas e Socioeconômicas sobre o Atendimento das Recomendações Nutricionais pelos Brasileiros”.

A dissertação intitulada “Influência de Características Psicológicas e Socioeconômicas sobre o Atendimento das Recomendações Nutricionais pelos Brasileiros”, de autoria da discente Ana Paula Nunes Silva, orientada pela professora Maria Micheliana da Costa Silva, foi defendida no dia 11 de agosto de 2021 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Maria Micheliana da Costa Silva (Presidente – UFV), Camila Mendes dos Passos (UFV) e Cláudia César Batista Julião (UFV).

O trabalho buscou investigar a influência de características psicológicas e socioeconômicas sobre o comportamento de consumo dos brasileiros, medido pelo atendimento às recomendações para os nutrientes selecionados: carboidratos, proteínas, gorduras totais e saturadas, colesterol, fibras alimentares, ferro, cálcio, sódio e vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Para tal, foram utilizadas duas abordagens metodológicas, a primeira considerando cada nutriente de forma individual e a segunda sob uma perspectiva conjunta, analisando-se o número de recomendações atendidas entre os macronutrientes e o grupo de micronutrientes e fibras alimentares. As informações necessárias para a construção deste estudo foram extraídas da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2017/2018.

Os resultados associados aos fatores psicológicos corroboram a Teoria Social Cognitiva (TSC), tendo em vista que a avaliação da alimentação adquirida pela pessoa de referência e os hábitos de vida presentes no domicílio mostraram-se importantes para explicar o consumo nutricional dos brasileiros. As características socioeconômicas também obtiveram impactos significativos. Sobre a variável que indica se a pessoa trabalha, por exemplo, observou-se uma associação negativa com o número de recomendações atendidas, o que pode ser motivado pela redução do tempo disponível para o preparo de alimentos e o decorrente incentivo ao consumo de refeições fora de casa, cujo teor nutricional é questionável.

Na imagem abaixo, um registro da defesa da dissertação, que ocorreu via plataforma Google Meet.