Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Mobilidade ocupacional: uma análise para as regiões metropolitanas brasileiras”.

A dissertação com o título de “Mobilidade ocupacional: uma análise para as regiões metropolitanas brasileiras”, de autoria do discente Leandro Tamio Marques Higano e de orientação do professor Leonardo Chaves Borges Cardoso, foi defendida no dia 27 de fevereiro de 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV. A banca examinadora foi composta pelos professores Maria Micheliana da Costa Silva (DER/UFV) e pelo professor Vinícius de Araújo Mendes (UFBA). O estudo teve como objetivo compreender os fatores que influenciam a mobilidade ocupacional e sua importância sobre os diferenciais de salários. Em relação aos fatores associados à mobilidade ocupacional, os resultados mostraram que características como ser branco, homem e ter uma maior escolaridade aumentam a probabilidade de migrar para ocupações mais bem remuneradas. Por fim, com a utilização da método estatístico de regressão quantílica incondicional, foi possível observar que os ganhos (perdas) associados à mobilidade ocupacional são maiores quanto maior for o quantil salarial.

À frente (da esquerda para direita): Profª. Maria Micheliana da Costa Silva; Prof. Leonardo Chaves Borges Cardoso (orientador); Leandro Tamio Marques Higano. Ao fundo (videoconferência): Prof. Vinícius de Araújo Mendes.