Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Os impactos das intensidades em crédito rural sobre o desempenho da agropecuária brasileira”.

A dissertação intitulada “Os impactos das intensidades em crédito rural sobre o desempenho da agropecuária brasileira”, de autoria do discente Bruno de Souza Machado, orientado pelo professor Mateus de Carvalho Reis Neves, foi defendida no dia 23 de fevereiro de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Mateus de Carvalho Reis Neves (Presidente/Orientador – UFV), Marcelo José Braga (Coorientador – UFV), Davi Rogério de Moura Costa (Coorientador – USP-RP) e Carlos Otávio de Freitas (UFRRJ).

A dissertação teve como objetivo mensurar os impactos das intensidades em crédito rural sobre algumas medidas de desempenho da agropecuária para os estabelecimentos representativos brasileiros classificados como intensivos. Para isso, o estudo se estruturou em dois Capítulos, que possuíram em comum: (a) o uso do Censo Agropecuário 2017 e de variáveis climáticas; (b) a ideia de quatro níveis de intensidade com o intuito de se identificar padrões de concentração de crédito rural; e (c) a metodologia, composta pelo método de tratamento Balanceamento por Entropia, possibilitando que a única diferença entre os estabelecimentos representativos em análise fosse a intensidade em crédito rural, além do método de Mínimos Quadrados Ponderados, que mensurou os impactos das intensidades sobre as medidas de desempenho. Tem-se que o uso de diferentes níveis de intensidade confirmou a presença de concentrações nos resultados de ambos os Capítulos.

No primeiro Capítulo, com auxílio dos dados do Banco Central do Brasil, mensurou-se os impactos das intensidades em acesso e em valor médio do contrato de crédito rural. Os impactos estimados se apresentaram positivos para a maioria das intensidades. Constatou-se que os padrões de concentração se mostraram menos distribuídos e mais específicos para o valor médio do contrato. Os resultados indicaram que um maior número de estabelecimentos intensivos recebendo impactos positivos sobre as medidas de desempenho no nível de intensidade mais baixo, tanto em acesso quanto em valor médio do contrato, tende a ser mais favorável para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. Verificou-se também que o valor médio do contrato de crédito rural se mostrou mais concentrado do que o acesso, o que merece atenção para o aprimoramento da política de crédito rural no Brasil.

O segundo Capítulo, por sua vez, se dedicou em mensurar os impactos das intensidades em acesso ao Pronaf para a agricultura familiar (AF) e suas tipologias do Pronaf, dado que ela é composta por diferentes perfis de agricultores, como os mais capitalizados (Pronaf V) e os menos desenvolvidos (Pronaf B). Os resultados dos impactos sobre as medidas de desempenho para a AF dão indícios de estarem relacionados com a tipologia Pronaf V, confirmando a necessidade de se analisar a AF de forma desagregada. Os impactos mensurados para a tipologia Pronaf B se mostraram negativos, indicando que esses agricultores podem estar utilizando o crédito rural obtido em outras áreas que não à produção agropecuária.

Na imagem abaixo, um registro da defesa da dissertação, que ocorreu via plataforma Google Meet.