Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Padrão de demanda de alimentos em arranjos monoparentais femininos no Brasil”.

A dissertação intitulada “Padrão de demanda de alimentos em arranjos monoparentais femininos no Brasil”, de autoria da discente Taytiellen Fernandes Alves sob orientação do professor Alexandre Bragança Coelho, foi defendida em 12/07/2019. Além do orientador, a banca foi formada por Guilherme Fonseca Travassos (UFV) e Sarah Aparecida Vieira Ribeiro (UFV).
O estudo buscou analisar o padrão de demanda de alimentos em famílias monoparentais femininas e a relação entre famílias onoparentais femininas e os índices antropométricos de crianças menores de cinco anos. Os principais resultados da análise de demanda mostram que a escolaridade da mãe, a idade e a localização domiciliar contribuem para a decisão de adquirir ou não determinado produto. Além disso, através das elasticidades, foi possível observar que o grau de sensibilidade das famílias monoparentais femininas às ariações no dispêndio é maior do que em relação aos preços. Já os principais resultados da análise antropométrica evidenciam que pertencer ao arranjo monoparental feminino teve efeito positivo sobre as medidas antropométricas quando comparado com o arranjo casal com filhos, indicando que, em domicílios onde a mãe não tem a presença do cônjuge, as crianças apresentam-se com melhores indicadores de saúde do que em domicílios onde existe a presença dele.