Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Peer smoking among brazilians adolescents: are the effects of social interaction in school classes relevant?”.

A dissertação intitulada “Peer smoking among brazilians adolescents: are the effects of social interaction in school classes relevant?”, de autoria do discente José Carlos Munhol Júnior, orientada pela Professora Maria Micheliana da Costa Silva, foi defendida no dia 28 de abril de 2022 no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada, no Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Maria Micheliana da Costa Silva (presidente), Giácomo Balbinotto Neto (UFRGS) e Gustavo Carvalho Moreira (UFSJ).

Na pesquisa, buscou-se estudar as relações entre as chances de um adolescente fumar, entre 11 e 19 anos, no contexto de escolas brasileiras, ao receber influência social de seus pares de turma. O consumo de cigarros industrializados, que é a variável de interesse do estudo, foi relacionado ao risco probabilístico de não apenas ser fumante ou não, mas do jovem fumar ocasionalmente ou regularmente. Sabe-se que pela legislação nacional, o acesso ao mercado de vendas de tabaco é restrito, porém a prevalência de fumantes ainda existe dentro desta categoria etária.

Foi encontrado que, para cada aumento na proporção de jovens fumando numa sala de aula, os riscos de um outro jovem usar tabaco aumento consideravelmente – em termos de riscos relativos. No entanto, quando se mede o efeito temporal do uso de cigarros no passado ao presente, por meio da identificação das coortes em que cada indivíduo pertence, os riscos não aumentaram, o que significou ausência de mecanismos sequenciais nas escolhas de consumo, no caso o tabaco.

Estabelecer empiricamente como as interações sociais de jovens fumantes afetam as chances de um outro indivíduo de ser usuário de cigarros é importante, tanto do ponto de vista da escassez de pesquisas brasileiras no tema, como o caráter aplicado aos estudos de consumo de drogas na saúde pública. Nos resultados apresentados, outras variáveis, além dos efeitos de interação social, foram verificadas a relevância destas para o aumento ou não do uso do tabaco. As variáveis consideradas são de cunho socioeconômico ao nível das famílias de cada adolescente, ambiente institucional das escolas e geográfico, além de aspectos individuais dos adolescentes.

Avaliar a interação social com a proporção de jovens que fumam, numa sala de aula, afeta as escolhas, quanto com o consumo de drogas, trata-se de um desafio, dada a base de dados usada (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2012 e 2015) e a dificuldade de outros aspectos não estarem na amostra, como fatores genéticos e frequência religiosa. Pesquisas futuras na área da saúde pública e na economia da saúde aplicada tem a ganhar ao explorar dimensões temporais do consumo, bem como sociais do uso compartilhado de substâncias químicas.

O universo de temas a serem pesquisados em trabalhos futuros, com repercussões científicas e práticas é grande, como crime, demanda de bens e serviços, educação, consumo compartilhado ou até mesmo marketing. Tanto as ciências sociais, como as demais, tem ganhos de comércio, ao trabalharem na construção de explicações de forma conjunta.