Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Relação entre consumo de eletricidade e PIB no Brasil: uma análise a nível setorial e regional”.

A dissertação intitulada “Relação entre consumo de eletricidade e PIB no Brasil: uma análise a nível setorial e regional”, de autoria do discente Paulo André Manhães Barbosa, orientado pelo professor Leonardo Bornacki de Mattos, foi defendida no dia 23 de fevereiro de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Leonardo Bornacki de Mattos (Presidente – UFV), Vladimir Faria dos Santos (UFF – Campos), Lora dos Anjos Rodrigues (UNIFAL) e Thiago Costa (UFJF- Gov. Valadares).

A pesquisa teve como objetivo investigar o papel do consumo de energia elétrica na sua relação com o nível de produto da economia brasileira a partir de uma análise agregada e desagregada a nível setorial/regional para o período de 1989 a 2017. Por meio de uma abordagem baseada em técnicas econométricas no contexto de dados em painel, a existência e a direção da relação de causalidade no sentido de Granger entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o consumo de eletricidade foi examinada para a economia brasileira como um todo e para dois importantes setores produtivos, indústria e comércio/serviços, a partir de um conjunto de dados a nível estadual.

Os resultados apontaram para presença de causalidade bidirecional entre o nível de produto agregado e o consumo agregado de eletricidade (hipótese de feedback). Para o setor industrial, foi constatada a presença de causalidade unidirecional partindo do PIB setorial para o consumo de eletricidade setorial (hipótese de conservação). Já para o setor de comércio/serviços foi constatada causalidade unidirecional do consumo de eletricidade setorial para o nível de produto setorial (hipótese de crescimento). No que se refere a análise a nível regional, os resultados se mostraram bastante heterogêneos tanto a nível agregado quanto setorial, indicando a importância do emprego de políticas energéticas que levem em consideração as especificidades de cada estado e região do país.

Na imagem abaixo, um registro da defesa da dissertação, que ocorreu via plataforma Google Meet.