Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Relações entre faixas de renda e demanda por ingressos do ‘Brasileirão’ em um período de ‘hipermercantilização’ do futebol”.

A dissertação foi de autoria do estudante Daniel Dias da Silveira Ximenes e sua defesa ocorreu no dia 14 de agosto de 2023. A banca examinadora foi composta por Viviani Silva Lírio (Presidente), Graciela Aparecida Profeta (UFF) e Daniel Arruda Coronel (UFSM). A pesquisa, orientada pela Professora Viviani Silva Lirio e coorientada por Graciela Aparecida Profeta, teve como objetivo investigar a influência das mudanças nos estádios de futebol e a comercialização intensificada desse esporte nas diferentes faixas de renda dos torcedores.

A “hipermercantilização” do futebol, marcada pela transformação dos estádios em arenas multiuso – especialmente no período após a Copa do Mundo de 2014 – e pelo aumento da influência comercial, tem suscitado debates sobre a inclusão das camadas populares nos eventos esportivos. A dissertação se baseou em estudos das ciências sociais que indicam um deslocamento das camadas populares para dar espaço a torcedores-consumidores de perfil socioeconômico mais elevado nas novas arenas.

Pesquisas anteriores em economia aplicada apresentaram divergências nas conclusões sobre a relação entre a demanda por ingressos de futebol na primeira divisão do campeonato brasileiro e a elasticidade-renda da demanda. Com isso em mente, o estudo de Ximenes se propôs a analisar como diferentes faixas de renda se relacionam com o público pagante nos estádios, tanto nas arenas modernas “Padrão FIFA” quanto nos estádios mais tradicionais, durante o período de 2014 a 2019.

O método utilizado para a análise foi o Método dos Momentos Generalizados Sistêmico com variáveis instrumentais. O preço médio do ingresso foi considerado uma variável endógena e foram coletados dados de jogos ocorridos durante o período mencionado. Foram considerados quatro tipos de diferentes faixas de renda em cada cidade onde os jogos foram realizados.

Os resultados desta pesquisa contribuem para uma melhor compreensão das implicações econômicas e sociais da comercialização intensificada do futebol no Brasil, fornecendo informações valiosas sobre como diferentes estratos socioeconômicos são afetados pelo acesso aos estádios e eventos esportivos. A investigação também lança luz sobre as possíveis mudanças na dinâmica do público pagante ao longo do tempo, considerando as transformações ocorridas nos estádios e no próprio cenário econômico do país.