Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende dissertação intitulada “Tolerância à corrupção em democracias latino-americanas”.

A dissertação intitulada “Tolerância à corrupção em democracias latino-americanas” de autoria da discente Thaysa Viana Almeida de Lieberenz, orientada pela professora Viviani Silva Lírio, foi defendida no dia 22 de fevereiro de 2022 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Viviani Silva Lírio (Presidente – UFV), Felippe Clemente (ICS-Lisboa e Luís Macedo Pinto de Souza (ICS-Lisboa)

A pesquisa teve como objetivo analisar os condicionantes da tolerância à corrupção nas democracias da América Latina, em 2020. Para atingir os objetivos, calculou-se um modelo probit ordenado, usando dados do Latinobarômetro de 2020.

Os resultados indicam que os homens, em média, são mais propensos a ter menor tolerância à corrupção do que as mulheres; que indivíduos com menor nível de escolaridade têm maior probabilidade de serem mais tolerantes à corrupção; e que níveis mais elevados de prática religiosa tendem a estar associados a atitudes mais duras em relação à corrupção. Os resultados também evidenciam que os funcionários das empresas privadas têm maior probabilidade de serem mais tolerantes do que os de empresas públicas. No que se refere à percepção da extensão da corrupção, os indivíduos que acreditam que a corrupção aumentou ou aumentou muito no ano de 2020, tendem a ser menos tolerantes à corrupção e que aqueles que estão mais satisfeitos com a democracia mostram uma tendência menor de tolerar a corrupção. Confiar em muitas instituições governamentais – nacionais e internacionais – também está associado a uma menor tolerância à corrupção, resultado semelhante para indivíduos que preferem uma sociedade mais livre.