Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “A Shot Of Resilience: Evaluating The Potential Of Parametric Drought Insurance For Non Irrigated Coffee Crops In Southern Minas Gerais”.

A tese intitulada A Shot Of Resilience: Evaluating The Potential Of Parametric Drought Insurance For Non Irrigated Coffee Crops In Southern Minas Gerais”; de autoria do discente Luís Alberto Campos Schmidt, orientado pelo professor Marcelo José Braga, coorientado por Mateus Pereira Lavorato, foi defendida no dia 22 de fevereiro de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada do Departamento de Economia Rural (DER), da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora, composta por Marcelo José Braga (UFV, Presidente), Mateus Pereira Lavorato (UFOP), Daniel Henrique Dario Capitani (UNICAMP), Felippe Cauê Serigati (FGV) e Daniel Lima Miquelluti (USP), avaliou e indicou a aprovação da tese.

A tese explorou a viabilidade e o potencial do seguro paramétrico contra seca como uma ferramenta eficaz e eficiente de gestão de riscos para cafeicultores no Sul/Sudoeste de Minas Gerais, principal região produtora do Brasil. Ao utilizar indenizações baseadas em índices climáticos, este modelo de seguro elimina a necessidade de procedimentos complexos de sinistros e avaliações subjetivas de produtividade, oferecendo uma solução simplificada para enfrentar os riscos financeiros causados pela seca.

As principais conclusões demonstraram o significativo potencial do seguro paramétrico contra seca para reduzir a volatilidade de renda dos cafeicultores, fornecendo segurança financeira aos produtores durante períodos secos e aprimorando a resiliência aos riscos relacionados à seca. O estudo também destacou o papel fundamental de uma formulação adequada de pagamentos de sinistros no sucesso do seguro paramétrico. Fatores como a frequência com que as indenizações são acionadas influenciam significativamente o custo e a eficácia do produto e destacam a importância de estratégias de precificação para garantir a sustentabilidade de longo prazo de soluções de seguro para produtores de café no Brasil.

No geral, esta pesquisa contribuiu com insights valiosos para a elaboração e implementação de produtos eficazes de seguro paramétrico contra seca para culturas permanentes, abordando especificamente lacunas importantes na literatura sobre produção de café no Brasil. A tese também ofereceu orientações para formuladores de políticas públicas e para o mercado segurador que buscam aprimorar estratégias de gestão de riscos para cafeicultores, abrindo caminho para futuras pesquisas a fim de aperfeiçoar ainda mais produtos de seguro paramétrico contra seca para cafeicultores.