Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Custos das Internações por Doenças do Aparelho respiratório associadas a queimadas: o caso da Amazônia Legal”.

A estudante Damaris Bento Ortêncio de Oliveira defendeu sua tese de doutorado em Economia Aplicada intitulada “Custos das Internações por doenças do Aparelho respiratório associadas a queimadas: o caso da Amazônia Legal”, no dia 08 de novembro de 2019. A pesquisa realizada pela estudante durante o doutorado foi feita no Departamento de Economia Rural (DER/UFV). A banca examinadora foi composta pelo orientador José Gustavo Feres (DS – IPEA) pelo coorientador Thiago Fonseca Morello R. da Silva (DS/UFDOABC) e os professores Niágara Rodrigues de Silva (DS- UFF), Elaine Aparecida Fernandes (DS – UFV) e Leonardo Bornacki de Mattos (DS/UFV).

A tese, que conta com cinco capítulos, buscou verificar se o aumento de queimadas e incêndios florestais na Amazônia Legal pode gerar variações no número e nos custos de internações hospitalares por doenças do aparelho respiratório em crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes.

A primeira parte da pesquisa foi desenvolvida por duas etapas, a etapa I avaliou o impacto de focos de queimadas sobre os níveis de poluição, mostrando que, existe uma relação positiva entre queimadas e níveis de poluentes como o material particulado e a profundidade óptica de aerossóis. A etapa II consistiu em verificar os impactos dos poluentes sobre o número e os custos de internações por doenças do aparelho respiratório. Dentro desta análise, a relação epidemiológica foi positiva entre poluição de queimadas e número de internações para os idosos de 65 anos ou mais e para os casos de influenza e pneumonia. Para os níveis de custos, também, concluiu-se que poluição afeta os custos de internações, exceto para crianças.

A segunda parte da pesquisa consistiu em verificar a existência de uma relação temporal entre focos de queimadas, poluição e número ou custos de internações hospitalares por doenças do aparelho respiratório. Os resultados identificaram uma relação temporal persistente entre focos de queimadas e poluição, todavia, para o número de internações os impactos foram contemporâneos apenas para os casos de idosos. A análise de custos de internações, os resultados mostraram que existe um impacto temporal de modo persistente pelo aumento de poluição gerada por queimadas.

Os principais resultados da pesquisa são importantes por evidenciar que para o caso da Amazônia Legal brasileira, existe um impacto direto de poluição e saúde humana, principalmente em idosos e pessoas com doença pré-existentes, além de que, tais impactos também estão associados a custos econômicos positivos quando ocorre aumento de queimadas. Além disto, queimadas afetam temporalmente a poluição fazendo com que esta permaneça na atmosfera por determinado período possibilitando que maior número de pessoas estejam expostas a poluentes emitidos em períodos anteriores.

Da esquerda para direita: José Gustavo Feres; Damaris Bento Ortêncio de Oliveira; Profª Elaine Aparecida Fernandes; Prof. Leonardo Bornacki de Mattos; Profª Niágara Rodrigues de Silva.