Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Ensaios em Economia do Crime”.

A tese intitulada “Ensaios em Economia do Crime”, de autoria do discente Fabrício Rios Nascimento Santos, orientado pela professora Viviani Silva Lírio, foi defendida no dia 15 de fevereiro de 2021 no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros: Leonardo Chaves Borges Cardoso (DER/UFV), Evandro Camargos Teixeira (Departamento de Economia/UFV), Felippe Clemente (Universidade de Lisboa) e Anderson Moreira Aristides dos Santos (Universidade Federal de Alagoas).

A criminalidade tornou-se um dos principais problemas de saúde pública da atualidade. Diante disso, o objetivo geral desta tese, composta por três ensaios, foi analisar seus condicionantes à luz da teoria econômica do crime. O objetivo central do primeiro ensaio foi analisar o impacto da taxa de desemprego sobre os crimes de homicídio, latrocínio e roubo de veículo, nos estados brasileiros, para o período de 2004 a 2014. Para tanto, utilizou-se da abordagem de painel dinâmico através do método dos momentos generalizados em sistema (GMM-SYS). Os resultados demonstraram que os crimes se encontram diretamente relacionados com a taxa de desemprego, validando a hipótese estabelecida. Além disso, estimou-se maiores impactos positivos sobre os crimes contra a propriedade, e constatou-se que os desempregados com baixo nível educacional apresentam maior influência no efeito da taxa de desemprego agregada sobre a criminalidade. O segundo ensaio se propôs a investigar se o efeito do trabalho infantil sobre o homicídio juvenil é transmitido por meio de efeitos educacionais. Para isso, utilizou-se o estimador dos Mínimos Quadrados Generalizados Factível Iterado sob o modelo Seemingly Unrelated Regressions (SUR) em painel, em nível estadual, para o período de 2001 a 2014. Os resultados indicaram que a educação é o canal de transmissão pelo qual o trabalho infantil agrava o homicídio juvenil. O terceiro ensaio por sua vez, construiu e avaliou uma proxy que mede o racionamento dos gastos com segurança pública em cada região brasileira (GAPGSP). Sua concepção é uma alternativa à divergência nas análises empíricas nacionais a respeito do efeito de deterrence dos gastos com segurança pública sobre a criminalidade. Ao testá-la empiricamente com relação aos crimes de homicídio, latrocínio e furto de veículos, por meio de um painel dinâmico estimado por GMM-SYS, em nível estadual, para o período de 2005 a 2014, foram encontradas evidências estatísticas de que sua ocorrência influencia o comportamento criminoso. Ademais, não é rejeitada a hipótese que a existência de um GAPGSP positivo impacta positivamente os crimes contra a propriedade, e negativamente os crimes contra a pessoa.