Estudante do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada defende tese intitulada “Ensaios sobre migração rural-urbana e mudanças climáticas no Nordeste brasileiro”.

A estudante Linda Márcia Mendes Delazeri defendeu sua tese de doutorado em Economia Aplicada intitulada “Ensaios sobre migração rural-urbana e mudanças climáticas no Nordeste brasileiro”, no dia 12 de setembro de 2019. As pesquisas realizadas pela estudante durante o doutorado foram feitas no Departamento de Economia Rural (DER/UFV) e no International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA/Áustria). A banca examinadora foi composta pelo orientador Dênis Antônio da Cunha (DER/UFV) e os professores Gabrielle Pires (DEA/UFV), Thiago Costa Soares (UFJF/GV), Tiago Augusto da Cunha (DAU/UFV) e Alexandre Coelho (DER/UFV). A tese, que conta com dois capítulos, buscou analisar os impactos das mudanças climáticas sobre a migração rural-urbana no Nordeste brasileiro ao longo das últimas duas décadas do século XX e avaliar os potenciais impactos das mudanças climáticas esperadas para o futuro sob diferentes cenários sobre a distribuição futura da emigração e população rural na região.

As análises feitas no primeiro capítulo, obtidos por meio da estimação do modelo Poisson Pseudo Maximum Likelihood (PPML), indicaram que os impactos das mudanças climáticas sobre os movimentos migratórios do tipo rural-urbano dependem dos níveis de renda agrícola per capita das áreas rurais e dos níveis educacionais da população rural da região Nordeste. As variáveis climáticas, com destaque para o aumento da temperatura máxima média, contribuíram para o aumento da migração rural-urbana nas áreas rurais com menor vulnerabilidade econômica, enquanto que nas áreas rurais com maiores restrições de renda a intensificação das adversidades climáticas contribuiu para a redução desse tipo de fluxo migratório.

Os frutos obtidos no primeiro capítulo foram utilizados como referência para o desenvolvimento de projeções populacionais para as áreas rurais da região Nordeste sob diferentes cenários socioeconômicos e climáticos. No segundo capítulo da tese, tendências futuras sobre as componentes demográficas fecundidade, mortalidade e progressão educacional foram combinadas com as tendências migratórias futuras determinadas por cenários climáticos alternativos. As projeções populacionais indicaram que as diferenças quanto ao tamanho e à composição da emigração e da população rural da região emergem principalmente das suposições quanto ao progresso dos sistemas educacionais e das suposições quanto às condições climáticas futuras.

Os resultados atingidos pela estudante enfatizam a complexidade da relação entre mudanças climáticas e emigração rural na região. Além disso, sugerem que as políticas que abrangem questões relacionadas à emigração rural induzida por condições climáticas adversas devem ser direcionadas para as áreas rurais de regiões de baixa renda, especialmente para as populações rurais de baixa escolaridade ou cuja subsistência dependa da atividade agrícola.